Preço alto leva brasileiro a reduzir consumo de proteínas, revela pesquisa

Até salsichas e linguiças perderam importância na mesa do consumidor

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ABr

Pesquisa realizada pela plataforma online Kantar, no primeiro trimestre deste ano, com 3,8 mil pessoas, revela que o consumo de proteínas vem caindo na mesa dos brasileiros, à exceção da carne de porco. Em consequência da inflação, o consumo de proteínas caiu 9% no período, contra 6% de retração no segmento de alimentos e bebidas em geral.

“A gente vê, desde o início do cenário inflacionário mais alto, que o consumo de proteínas é menor desde o ano passado”, disse nesta segunda-feira à Agência Brasil a diretora do Painel de Uso da Kantar, Aurelia Vicente.

A carne bovina, que tinha participação de 43,1% no primeiro trimestre de 2021, agora está com 39%. A trajetória de queda já era sinalizada em igual período de 2022, quando o consumo caiu para 40,5%. Já a carne suína traçou o caminho inverso, subindo de 4,6%, entre janeiro e março de 2021, para 7,6%, no mesmo período de 2022 e, neste ano, para 9,1%.

Aurelia Vicente destacou que mesmo as proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, que se destacaram em 2022, perderam importância na mesa dos brasileiros na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O consumo de linguiças caiu de 15,4% para 14,9% e o de salsichas, de 4,8% para 3,8%. No curto prazo, o consumo de carne de aves também apresentou recuperação e, após a alta de preços em 2022, a participação passou de 25,9% para 28,6% no primeiro trimestre de 2023.

Peixes e frutos do mar demonstraram estabilidade nos três primeiros meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2022, com 4,3% de share, embora apresentando retração em relação a 2021 (6%).

Cenário futuro
Segundo Aurelia Vicente, até pelo início do cenário de queda da inflação mais recente, já se começa a ver uma retomada do consumo de carne de frango, por exemplo. Para a diretora da Kantar, no curto e no médio prazos, a questão vai depender do comportamento dos preços, não só da carne, mas de outras categorias que são commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado externo), como arroz e feijão.

Desde 2020, a plataforma Kantar aplica semanalmente pesquisas semelhantes, ouvindo 3,8 mil pessoas.