Denarc apreende 193 kg de maconha em Tiradentes do Sul e 19 armas, em Ijuí

Ações foram coordenadas pelo delegado Guilherme Dill

Delegado Guilherme Dill. Foto: Marcel Horowitz / Rádio Guaíba

O Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) divulgou, nesta segunda-feira, o resultado de duas ações, em coletiva no Palácio da Polícia, em Porto Alegre. As apreensões ocorreram em Tiradentes do Sul, no último sábado, e em Ijuí, no domingo.

Os policiais apreenderam 193 kg de maconha, na primeira ação, vindos da Argentina através de barcos e, na segunda, um arsenal de 19 armas, incluindo armamento de uso do Exercito Brasileiro.

Foto: Marcel Horowitz

Tiradentes do Sul

Na primeira operação, houve a prisão um homem de 19 anos em flagrante por tráfico de drogas. A investigação iniciou a partir de denuncias sobre um suspeito que, semanalmente, auxiliava traficantes argentinos a atravessarem cargas de drogas pelo Rio Uruguai, com destino final a região Metropolitana de Porto Alegre.

Foto: Polícia Civil

Ao identificar o homem, que já possuía antecedentes por tráfico de drogas, verificou-se também que ele residia nas proximidades da parte em que a droga era atravessada de barco da Argentina para o Brasil.

A partir das informações, os policiais iniciaram o monitoramento, que durou 8 horas, até que a droga fosse atravessada em barcos. Ao desembarcar na fronteira nacional, foi efetuada a abordagem de dois homens que faziam o trabalho.

Um criminoso foi preso e outro conseguiu fugir pelo rio, através do barco em que iniciou a travessia. A droga, 193 kg de maconha, foi apreendida em um segundo barco.

Ijuí

Na segunda ação, foram presos dois homens em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A investigação teve início após denúncias sobre um caminhão de mudança que circulava por todas regiões do Estado e retornava para o Sul do estado sem ter efetuado qualquer carregamento lícito.

Os policiais seguiram monitorando o veículo via sistemas e verificaram que este se deslocou para a Região Noroeste, no final de semana, e iniciou o retorno no domingo

Os agentes aguardaram entre os municípios de Ijuí e Coronel Barros, e, quando o motorista parou na pista de rodagem sem qualquer justificativa aparente, foi feita a abordagem.

Foto: Marcel Horowitz

Foi constatado, então, que havia um arsenal sendo transportado pelo caminhão de mudança. Foram encontradas 17 pistolas e 2 fuzis, calibres 556 e 762. O armamento possivelmente seria utilizado para abastecer facções criminosas em conflitos locais.

“Ainda não se sabe o destino final das armas, que será investigado a partir de um telefone celular apreendido.  No caminhão, além do motorista de 46 anos, com antecedentes criminais por furto qualificado, havia outro homem também residente na região Sul, sem antecedentes e de 25 anos. Ambos foram presos em flagrante”, declarou o delegado Guilherme Dill.