Embalado por quatro vitórias seguidas na temporada, o Grêmio terá um grande desafio pela frente. Neste domingo, às 18h30min, no Maracanã, o Tricolor enfrenta o Flamengo, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, em confronto direto pelo G4. Enquanto os gaúchos ocupam a quarta colocação, com 17 pontos, os cariocas estão logo abaixo, no quinto lugar, com 16.
Para esse confronto, Renato Portaluppi não poderá contar com os dois laterais titulares. Na direita, Fábio sofreu uma ruptura parcial do ligamento colateral medial do joelho direito e será substituído por João Pedro, recuperado de lesão muscular. Já na esquerda, Reinaldo está suspenso pelo terceiro amarelo e dará lugar a Cuiabano. No mais, a base da equipe será a mesma, com a formação de três zagueiros. Mais à frente, Cristaldo deverá ser o companheiro mais próximo de Suárez. O uruguaio, que saiu do treino de quinta-feira após sentir dores no pé direito por causa de uma dividida com o zagueiro Gustavo Martins, não preocupa para a partida contra o Mengão.
A delegação gremista viajou na manhã de sábado para o Rio. À tarde, Renato comandou o último treino antes do jogo, nas Laranjeiras. Sem, também, poder contar com Diogo Barbosa, que está de saída para o Fluminense, o lateral-esquerdo Wesley Costa, do sub-20, está na lista dos relacionados.
Pelo lado do Flamengo, Léo Pereira e Gabriel Barbosa são as dúvidas. Enquanto o zagueiro teve uma lesão muscular na coxa esquerda, o atacante sofreu uma contusão no quadríceps esquerdo. A expectativa é de que o técnico argentino possa repetir a base do time que venceu os dos últimos jogos.
Campeonato Brasileiro 2023 – 10ª rodada
Flamengo
Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro (Matheus França) e Arrascaeta; Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo, Bitello e Reinaldo; Cristaldo e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF-Fifa)
Assistentes: Danilo Simon Manis (SP-Fifa) e Kleber Lucio Gil (SC-Fifa)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-Fifa)
Data e hora: 11/06, domingo, às 18h30min
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)