Djokovic conquista final em Roland Garros e torna-se o único tenista da história a vencer 3 títulos dos principais Grand Slams

Com 23 conquistas, Novak Djokovic torna-se o único tenista, homem ou mulher, a vencer tanto nos torneios mais importantes

Novak Djokovic chega ao tricampeonato em Roland Garros tornando-se o único tenista entre homens e mulheres com pelo menos três títulos em cada um dos principais torneios. O sérvio fez história no domingo ao se tornar o primeiro homem a ganhar 23 títulos de Grand Slam, após seu triunfo sobre o norueguês Casper Ruud na final individual masculina do Aberto da França depois de muitas dificuldades no primeiro set da partida. Ele superou o norueguês Ruud por 7–6 (7–1), 6–3, 7–5 em jogo de mais de três horas no Court Philippe-Chatrier. O triunfo de Djokovic o levou a ultrapassar a marca de 22 conquistas de Rafael Nadal, para estabelecer um novo recorde no tênis individual masculino.

Djokovic, disputou sua 34ª final de Grand Slam, volta ao topo do ranking mundial. Ele também se tornou o primeiro jogador masculino a vencer cada torneio de Grand Slam pelo menos três vezes.

Surpreendentemente, Djokovic não mostra sinais de desaceleração, já que 10 de seus 22 Slams foram vencidos após completar 30 anos. A vitória pela terceira vez em Paris, depois de 2016 e 2021, soma-se aos seus 10 títulos do Open da Austrália, sete em Wimbledon e três no US Open.