Único parque de Porto Alegre a ganhar cercamento está com 90% da obra concluída

Chico Mendes, na zona Norte, deve ter nove portões de acesso

Foto: Guilherme Almeida/CP

O primeiro parque da Capital a ganhar cercamento está com 90% da obra concluída. A previsão é de que a entrega ocorra até outubro deste ano. Localizado entre os bairros Jardim Leopoldina e Chácara da Fumaça, na zona Norte, o parque Chico Mendes se tornou alvo do investimento em razão do registro frequente de vandalismo.

Segundo o diretor de Áreas Verdes (DAV) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Alex Souza, o trabalho contempla todo o perímetro do parque. Serão aproximadamente 2,8 mil metros de cerca, com nove acessos: cinco para pedestres e quatro para veículos e manutenção do espaço.

“Já existia uma cerca de tela e aço, mas era muito vulnerável, as pessoas arrebentavam, arrombavam, e o parque não tinha portões. A ideia foi substituir a tela pelo gradil de concreto por ser um material robusto”, explica.

Souza disse que um pedido do prefeito Sebastião Melo, em dezembro do ano passado, motivou a intervenção. “É um parque que foi alvo de muito vandalismo e a gente prevê o cercamento como a primeira ação de uma série de investimentos que estão previstos para a área, para tornar o parque cada vez mais utilizado pelas pessoas”, adianta. 

O investimento chega a R$ 1,8 milhão em recursos próprios, oriundos do Fundo de Gestão do Território. Melo defende que o parque Chico Mendes seja transformado no “novo Parcão da zona Norte”. 

Após a finalização da obra do gradil, a ideia é de que uma empresa de segurança seja contratada para fazer a abertura e o fechamento dos portões. A prefeitura projeta, também com verba própria, equipar o Chico Mendes com academia ao ar livre, recanto infantil, bebedouros e banheiros para os frequentadores. 

O cercamento do Parque da Redenção chegou a estar no radar do governo municipal, mas a ideia acabou sendo descartada. O município, contudo, mantém em andamento o projeto de concessão do espaço, assim como o do Calçadão do Lami, do Parque Marinha do Brasil e do trecho 3 da Orla do Guaíba.