Trump é alvo de 37 acusações em caso de documentos da Casa Branca

Detalhamento consta em ata divulgada nesta sexta-feira

Foto: Mandel Ngan / AFP / CP

O ex-presidente americano Donald Trump é alvo de 37 acusações, que incluem “retenção de informação sobre a segurança nacional” e “obstrução da justiça” no caso dos documentos sigilosos levados da Casa Branca, segundo a ata de acusação, divulgada nesta sexta-feira.

O ex-presidente republicano, que levou caixas com arquivos quando deixou Washington, também é acusado de falso testemunho e de ter combinado com um assistente, Walt Nauta, a ocultação dos documentos solicitados pela Polícia Federal.

Nessa quinta, Trump confirmou ter recebido dos advogados de defesa a confirmação de que havia sido indiciado e convocado para o tribunal federal, em Miami, na próxima terça-feira. De acordo com o processo, o ex-presidente levou documentos confidenciais do governo norte-americano para uma propriedade privada em Mar-a-Lago, na Flórida.

“A administração corrupta do presidente Joe Biden informou aos meus advogados que fui indiciado, aparentemente devido ao ‘trote’ das caixas”, escreveu o ex-presidente, na Truth Social Platform.

As acusações federais expõem Trump a um perigo legal ainda maior no momento em que a corrida presidencial de 2024 esquenta – ele figurando como o favorito para a indicação republicana.

O ex-presidente já enfrenta acusações criminais em Nova York sobre o papel exercido em um pagamento clandestino a uma estrela de filmes pornográficos na véspera da eleição de 2016.

*Com informações da Agência France Presse (APF).