Aberto edital para gestão da casa de passagem de Porto Alegre

A primeira casa de passagem da capital ofertará 50 vagas para a população em situação de rua, conforme o presidente da Fasc, Tiago Simon

Foto: Pedro Piegas / PMPA / Divulgação

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) abriu edital para execução de parceria público-privada da gestão da primeira casa de passagem da capital. Poderão se candidatar organizações da sociedade civil (OSC), regularmente constituídas, com sede ou instalações na Capital e com inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Em entrevista para a Rádio Guaíba, o presidente da Fasc, Tiago Simon confirmou que a criação da casa de passagem se mostrou necessária após o aumento da população em situação de rua e explicou a diferença para os abrigos e albergues já existentes na capital. “É um serviço de acolhimento institucional, nesse caso será para pessoas adultas e vai trabalhar num primeiro momento com 50 vagas”, revelou.

“A casa de passagem é um equipamento de suporte muito importante para que a população que esteja em situação de rua, muitas vezes, alguém que recém chegou a essa situação de rua tenha imediatamente um espaço de acolhimento com profissionais qualificados, que possam fazer essa avaliação do resgate dos seus vínculos familiares, da possibilidade de encaminhá-lo para alguma questão de vaga de trabalho”, acrescentou Simon.

Tiago Simon também diz que a chegada do inverno, com a diminuição das temperaturas, preocupa a Prefeitura que está tomando medidas para expandir sua rede de abrigo. “Inclusive a possibilidade na queda de temperaturas abaixo de 5 graus acionar o próprio ginásio do Demhab ou acionar vagas extraordinárias buscando acolhimento de todas as pessoas para que todas tenham oportunidade de acessar os espaços de acolhimento nesse período de maior frio”, declarou.

O prazo para inscrição mediante a entrega do envelope contendo a proposta técnica da OSC e os documentos de comprovação das condições de participação segue até as 16h do dia 17 de julho.

O edital está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), através do link: https://prefeitura.poa.br/sites/default/files/usu_doc/sites/fasc/006.pdf