Vacinação contra gripe ocorre a partir das 10h na Orla do Guaíba, em Porto Alegre

Prefeitura alerta para aumento de casos de influenza A neste ano

Foto: Myke Sena/MS

Quem for à Orla do Guaíba, nesta quinta-feira, poderá aproveitar o feriado para se vacinar contra a gripe. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá das 10h às 16h, em um ônibus estacionado ao lado da Usina do Gasômetro.

Pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a imunização, em especial os grupos prioritários que ainda não se vacinaram, como gestantes e crianças. A estimativa da pasta é de aumento de casos de influenza A neste ano.

“Gestantes, crianças e idosos são os grupos mais suscetíveis às complicações que podem levar a internações hospitalares e até a óbitos por Influenza”, alerta a diretora de Atenção Primária, Vânia Frantz.

Os bebês só podem receber a primeira dose de vacina aos seis meses de vida. Antes dessa idade, a proteção contra complicações causadas pelo vírus é garantida exclusivamente pela vacinação da mãe durante a gestação. As gestantes podem receber a vacina em qualquer período da gravidez.

Unidades de saúde

A vacina contra gripe está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada serviço – incluindo as unidades que funcionam em horário estendido (em 17 unidades, até as 22h).

Aos sábados e domingos, até o final do inverno, a vacinação é oferecida em unidades de saúde definidas pela SMS.