Mercado se volta para divulgação do IPCA de maio nesta quarta

Analistas apostam que indicador deverá ficar próximo dos 0,33% em maio

Crédito: Freepik

O IPCA de maio, que será conhecido nesta quarta-feira, 7, com a divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (7), deve trazer a menor variação mensal desde os meses de julho a setembro do ano passado quando a economia brasileira apresentou deflação proporcionada pela redução de tributos federais sobre combustíveis, telecomunicações e energia. Analistas de mercado estimam que inflação deve ficar próximo dos 0,33% em maio na comparação com o mês anterior, menor variação desde setembro de 2022. Já o IPCA acumulado em 12 meses ficaria em 4,04%, a taxa mais baixa desde outubro de 2020.

O primeiro sinal de que o cenário poderia se confirmar veio com a divulgação do IPCA-15, que fechou o último período em 0,51% e acumulando 4,07% em 12 meses. Especialistas consideram que pode ser um prenúncio necessário para que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central comece a repensar a manutenção da Taxa Selic nos atuais 13,75% na reunião programada para os dias 20 e 21 de junho.

PROJEÇÕES

A desaceleração da inflação no primeiro trimestre vem resultando revisões das expectativas de inflação para o ano. O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira, 05, revelou que os economistas consultados estimam uma inflação em 5,69% para o final de 2023. Mas há no mercado quem aposte em um indicador mais baixo, variando entre 5% e 5,3%.