Após reforma, emergência pediátrica do Hospital Presidente Vargas é entregue, na capital

A estrutura modificada permitirá o aumento na oferta de leitos e a ampliação dos atendimentos, ajudando no desafogo às demais emergências da capital

Foto: Mateus Raugust / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a entrega da emergência pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), nesta terça-feira (06), após o setor passar por obras de reforma. A estrutura modificada permitirá o aumento na oferta de leitos e a ampliação dos atendimentos, ajudando no desafogo às demais emergências da capital.

As melhorias incluíram renovação de toda a estrutura interna, pintura, colocação de novo piso e de ar-condicionado, novos móveis e aquisição de trocadores para bebês. Contou ainda com reforma dos banheiros e da área de trabalho dos profissionais.

Ouvido pela reportagem da Rádio Guaíba, o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto avaliou essas alterações e os benefícios que elas trarão para aumentar a oferta nos atendimentos. “O ambiente foi completamente renovado, foi enquadrado dentro da RDC Nº50, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Então assim, ficou uma emergência pediátrica customizada, moderna e bem equipada. Tem aparelhos de alto fluxo, respiradores, então a gente chega no primeiro mundo em termos de emergência pediátrica”, comemorou.

O diretor Cincinato explicou objetivamente onde essas reformas e irão impactar nos números. “Inclusive a gente aumentou leitos na pediatria geral, hoje nós temos duas enfermarias que totalizam 50 leitos. Aumentamos leitos também na UTI pediátrica, nós tínhamos 10, passamos num primeiro momento para 14 e eventualmente poderá ter mais algum aumento no futuro. Mas isso aí em muito já ajuda toda a rede pediátrica de Porto Alegre”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter e o prefeito Sebastião Melo visitaram a emergência do hospital nesta terça-feira e Melo disse que essa abertura de novos leitos clínicos e de UTI ajudará a desafogar as emergências. Cincinato Neto concorda que a nova emergência ajudará nesse sentido. “Exatamente, a gente segue a linha do prefeito Sebastião Melo e também da Secretaria Municipal de Saúde e nosso intuito é melhor atender a população de Porto Alegre, bem como Região Metropolitana e Interior do Estado porque apesar de sermos um hospital municipal, a gente tem o contexto estadual. 45% dos nossos atendimentos vêm do Interior do Estado, então a gente está pronto para atender a população porto-alegrense e logicamente a população gaúcha”, finalizou.

As obras foram realizadas com recursos vindos de doações à Associação dos Amigos do HMIPV, no valor de aproximadamente R$ 400 mil. O projeto arquitetônico foi criado de forma voluntária pela arquiteta Suzana Ryff Moreira.

A emergência pediátrica do HMIPV possui três consultórios e capacidade de atendimento para até 21 leitos. Atende em média 2,9 mil crianças por mês. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o hospital fica na avenida Independência, 661.