Os serviços de reparo da sonda ODN I, de propriedade da Ocyan, vão gerar 700 empregos nas operações que serão feitas em Rio Grande. A ação deve durar cerca de 60 dias, e representam o maior serviço desse tipo desde a retomada das atividades navais, em 2021. A embarcação, que será utilizada em um contrato pela Petrobras, pode operar em uma lâmina de água de até 3.048 metros e é capaz de perfurar poços de até 12.195 metros de profundidade.
O navio passará por uma revisão geral nos sistemas, incluindo pintura, manutenção, serviços de tubulação, entre outros. A embarcação de perfuração já está na parede Sul do Estaleiro Rio Grande.
“Este navio é mais um grande reparo para o Estaleiro Rio Grande, consolidando de vez a posição no mercado de reparação. É uma obra muito importante e temos a certeza que o final dos 60 dias será mais um com carimbo de qualidade”, afirmou o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila.
Segundo ele, o estaleiro está preparado há mais três meses para a execução do trabalho. “O ODN I nunca foi docado (entrar para o dique seco). O plano de picadeiros, berço que recebe o navio para docagem, foi preparado de maneira inédita”, declarou. Os serviços de reparos estão sendo realizados em parceria com a DockBrasil. Ainda há vagas de trabalho. Os interessados podem se inscrever pelo site da Ecovix, clicando na opção “cadastre seu currículo”.
(*) com Correio do Povo