Após anúncio da parceria entre a Uber Technologies Inc. e a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, as empresas começam a disponibilizar o compartilhamento de bicicletas no app da Uber, em Porto Alegre. Para otimizar a experiência dos usuários, parte deles já estão com acesso à funcionalidade, e desde a semana passada está liberado para toda a base.
A iniciativa proporcionará a milhares de usuários da Uber, em Porto Alegre, mais uma oportunidade de viagens pela plataforma de forma conveniente. Sendo assim os usuários, que estiverem próximos às estações bike Itaú, terão disponível a opção de bikes compartilhadas, tornando mais fácil do que nunca se movimentar em pequenas distâncias sem carro, para viagens avulsas. Vale apontar que todas as 665 bicicletas e 59 estações do sistema, na cidade, fazem parte da iniciativa.
“Poder levar aos usuários da Uber as bicicletas compartilhadas da Tembici mostra o importante papel que as diferentes opções de modais desempenham na mobilidade urbana. Ficamos ainda mais felizes por oferecer aos usuários novas formas sustentáveis, acessíveis e convenientes para viajar”, afirma Allison Reid, gerente global de micromodilidade da Uber.
“As laranjinhas, que só em 2023 já realizaram mais de 1,1 milhão de deslocamentos em Porto Alegre, agora também estarão disponíveis em um dos maiores aplicativos de mobilidade compartilhada do mundo, contribuindo para viagens mais acessíveis, confiáveis e convenientes. Nossas bicicletas são a porta de entrada para a descoberta de novos caminhos e distâncias, na capital gaúcha já registramos um aumento de 26% nos deslocamentos durante o primeiro quadrimestre de 2023, se comparado ao mesmo período do ano anterior”, ressalta Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.
“A cada pedalada existe a oportunidade de redescobrir a cidade e chegar a novos lugares de forma sustentável sobre duas rodas”, completa Reginato.
Como funcionará?
Com grande foco na experiência do usuário, todas as ações serão realizadas diretamente no app da Uber, sem a necessidade de novos cadastros. Na iniciativa, as viagens serão avulsas, por 15 minutos de uso, seguindo a tarifa e condições dessa modalidade em Porto Alegre. Sendo que a funcionalidade estará ativada para pessoas próximas às estações bike Itaú.
Passo a passo para utilização do serviço:
- Abra o aplicativo da UBER;
- Na tela inicial selecione “Duas Rodas”;
- Escolha a estação mais próxima e clique para conferir o melhor trajeto para chegar até ela;
- Ao chegar na estação, escolha uma bicicleta e escaneie o QR Code disponível, em “Escanear para viajar”;
- Após isso, você encontrará o valor e o tempo oferecido para desbloquear a bicicleta escolhida;
- Selecione a forma de pagamento e confirme a viagem!
As bicicletas da Tembici continuarão acessíveis também por meio do aplicativo bike Itaú, e todos os usuários que utilizarem as bicicletas pelo aplicativo da Uber deverão cumprir as regulamentações locais.