O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, afirmou que, após mais de duas semanas de contêineres transbordando e de reclamações dos porto-alegrenses, a coleta de lixo será ‘normalizada’ durante a semana. Em entrevista à Rádio Guaíba, nesta segunda-feira, ele também fez mea-culpa pelo problema e garantiu que o serviço vai cobrir os bairros, como Auxiliadora e Menino Deus, onde moradores seguem registrando dejetos jogados na rua.
Ainda conforme o titular da SMSUrb, mesmo após a rescisão do contrato, o Porto Alegre Limpa vai continuar lavando os contêineres e repondo tampas. O consórcio, que atende 20% da cidade com a coleta automatizada, explicou Garcia, passa a atuar com o suporte do Porto Limp, responsável pela coleta domiciliar regular em 80% da capital, até a entrada integral da nova empresa de contêineres.
“Na administração pública, não conseguimos chamar outra empresa de um dia para o outro. Estamos fazendo isso da forma mais rápida e transparente, para o quanto antes estarmos com a coleta 100% normalizada. A prefeitura já fez planos para que a cidade continue limpa e pede a colaboração do cidadão de Porto Alegre e, também, desculpas aos bairros em que acabamos atrasando a coleta e trazendo prejuízos. Já agimos rapidamente para encontrar a solução”, declarou o secretário no programa Bom Dia.
Na última sexta-feira, o prefeito Sebastião Melo determinou, pela segunda vez, a rescisão do contrato com o Porto Alegre Limpa. Para regularizar a coleta, o Executivo Municipal acordou a ampliação da operação do consórcio Porto Limp, com reforço em caráter emergencial que prevê a atuação de equipes no turno da noite.
A prefeitura anunciou, na mesma ocasião, que prepara um processo de transição, enquanto são realizados os ritos legais para encerramento do contrato. Até lá, a capital deve continuar sendo atendida pelos dois consórcios, buscando evitar novos acúmulos de lixo.