INSS retoma pagamento de maio e primeira parcela do 13ª salário

Os valores podem ser consultados pelo site ou do aplicativo MEU INSS

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a pagar nesta segunda-feira, 5, os benefícios de maio de aposentados e pensionistas, e uma nova parcela do 13º salário para quem ganha mais que o salário mínimo e possuem penúltimo número de benefício 3 e 8. Também recebem os pagamentos segurados que ganham o teto previdenciário (R$ 1.320). O governo Federal antecipou o abono natalino para mais de 38 milhões de brasileiros, totalizando a liberação de R$ 62,6 bilhões.

Segundo o INSS, o 13º salário será pago aos aposentados, pensionistas por morte e aqueles que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão neste ano. Conforme a lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais não têm direito ao 13º salário do INSS.

Os valores do 13º salário e do calendário de maio já podem ser consultados pelo site ou do aplicativo MEU INSS, disponível para os sistemas (Android e iOS). Para aqueles que não possuem acesso à internet, podem realizar a consulta ligando para a Central de Atendimento do INSS, no número 135, de segunda-feira a sábado, das 7h até às 22h, no horário de Brasília.