O promotor de Justiça Alexandre Sikinowski Saltz teve o nome anunciado na noite desse sábado como o novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o biênio 2023-2025. O governador Eduardo Leite confirmou a decisão no Twitter.
Há pouco telefonei para os primeiros colocados na lista para Procurador-Geral de Justiça e comuniquei a escolha do primeiro colocado, Dr. Alexandre Saltz, para chefiar o Ministério Público do RS.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 4, 2023
A posse está marcada para 6 de junho, terça-feira, às 14h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes da sede da Instituição.
Leite não era obrigado a escolher o mais votado para o cargo. Pela regra vigente, qualquer um dos três integrantes da lista tríplice pode ser apontado pelo governador como novo procurador-geral de Justiça. Faziam parte da lista tríplice, além de Saltz, os promotores Júlio César de Melo e Maurício Trevisan.
A consulta interna, com quatro candidatos, se encerrou no fim de semana. Saltz, Melo e Trevisan foram os mais votados, nessa ordem.
Ao avaliar a disputa, duas semanas atrás, o futuro procurador-geral de Justiça avaliou que receber 403 de um total de 695 votos demonstra que as propostas apresentadas pela chapa “fizeram sentido na vida dos colegas” e citou, entre os desafios, recompor a força de trabalho e utilizar as ferramentas da tecnologia de informação.
Natural de Uruguaiana e promotor de Justiça há mais de 30 anos, Saltz é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e mestre pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Também é professor palestrante na Fundação Escola Superior do Ministério Público.