RS Moda movimenta o setor que emprega 31 mil trabalhadores no estado

Evento ocorre nos dias 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos FIERGS

Conectar toda a cadeia produtiva da moda é fundamental para a competitividade do setor. Com esse objetivo, o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), por meio do Centro de Eventos FIERGS, e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs) realizam nos dias 11 e 12 de julho o RS Moda 2023, no Centro de Eventos FIERGS. A iniciativa busca destacar e impulsionar os negócios dos profissionais da indústria da moda em suas diversas modalidades: indústria, varejo, designers, indústria criativa, serviços, compradores de grandes redes e estudantes em um espaço de conexão.

O RS Moda é um evento com foco em uma cadeia produtiva que, no Rio Grande do Sul, gera uma média de 31 mil empregos diretos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), e conta com uma média de 22 mil empresas – desde MEIs até grandes empresas. Em termos de faturamento, foram pouco mais de R$ 2 bilhões na indústria de vestuário e acessórios em 2022, de acordo com números da Secretaria da Fazenda do RS.

“Somos um Estado muito forte no setor e não apenas na parte criativa, mas temos nomes importantes que surgiram aqui. Nossa moda está em evidência, e queremos resgatar a importância do Estado no calendário da moda”, destaca o presidente do Sivergs, Sílvio Colombo. De acordo com ele, a ideia é levar ao evento também empresas de Santa Catarina e Paraná. “Queremos consolidar o RS Moda como a maior feira da moda do Conesul”, projeta.

O RS Moda ocorre paralelamente ao Inspiramais – evento que apresenta inovações em design e materiais, e reúne tendências e pesquisas que antecedem as principais referências da moda. A expectativa é de que 10 mil pessoas circulem pelos dois eventos, que ocuparão uma área de 10.000 metros quadrados. Mais informações e manifestação de interesse em se tornar um expositor do RS Moda estão disponíveis no site: rsmodaevento.com.br e no perfil do Instagram @rsmoda_

MARCAS PRESENTES

As marcas Peregrino, Mareblue, Julianna Fraccaro, Tuttipelle, Divino Efeito e Declari estão entre as expositoras confirmadas nesta edição. Já entre os parceiros que fecharam apoio ao RS Moda estão as universidades Uniritter, ESPM, UCS (Caxias do Sul), Faculdade Senac e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Erechim, Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associações Comerciais e Industriais de diferentes cidades e regiões do Estado.

O RS Moda também traz o “Talk RUAH Histórias de Moda Arte e Comportamento” com os convidados Ronaldo Fraga, Glória Kalil, Paulo Borges e Dudu Bertholini. Referências brasileiras da moda, eles serão os palestrantes no encontro gratuito e aberto ao público. O Talk Ruah já circulou por outras regiões do país e é um oferecimento do Senai RS. Em breve, as inscrições gratuitas estarão disponíveis no link da bio do perfil do Instagram:  @rsmoda .