Prefeitura faz pulverização de inseticida em ruas do bairro Aparício Borges nesta sexta

Este é o 22º bloqueio químico na Zona Leste e o 30º feito na capital em 2023

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou para a manhã desta sexta-feira (2), operação de pulverização contra o mosquito Aedes aegypti nas ruas Anélio, Cabo Noé, Cabo Benjamin e Camélias, do bairro Cel. Aparício Borges. O ponto de partida será da rua Cabo Noé, 225, a partir das 8h30.

Este é o 22º bloqueio químico na Zona Leste em 2023 e o 30º feito na cidade. Técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), agentes de combate a endemias e funcionários da empresa terceirizada contratada, todos identificados com coletes e crachás farão o serviço. As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da DVS, que coordena o trabalho de campo.

De acordo com normativa do Ministério da Saúde, o bloqueio químico é ação complementar no controle ambiental do vetor. Em nota técnica de maio deste ano, o órgão de Vigilância em Saúde federal enfatiza “que o uso destes produtos é indicado apenas em situações emergenciais para bloqueio de casos, quando todas as outras alternativas de controle tiverem sido insuficientes para conter a transmissão das arboviroses urbanas. Assim, reforça-se a orientação para que as atividades de vigilância e controle das arboviroses sejam desenvolvidas de forma integrada, especialmente em períodos de alta transmissão”.

Sintomas – Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos devem procurar atendimento, o mais rápido possível, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde.