Mercado de franquias cresce 17,2% no primeiro trimestre, aponta ABF

No acumulado de 12 meses, franchising brasileiro cresceu 16,1%

Crédito: Divulgação/Giordani Turismo

A recuperação mais prolongada da área de turismo (com demanda reprimida e elevação do tíquete médio), a demanda por serviços e o grande arrefecimento da pandemia levaram o mercado de franquias a registrar um crescimento de 17,2% em seu faturamento nominal no 1º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. A receita do setor no período passou de R$ 43,3 bilhões para R$ 50,8 bilhões. É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre deste ano, realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019 (antes da pandemia), o incremento na receita chega a 22,6%. Já em relação ao faturamento do setor no acumulado de 12 meses, a alta foi de 16,1%, cuja receita avançou de R$ 188,5 bilhões para R$ 218,9 bilhões – um patamar superior ao período pré-pandemia, com destaque para a receita que ultrapassou a barreira dos R$ 200 bilhões. Os dados da ABF apontam, ainda, que são cinco trimestres seguidos de crescimento do setor.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, a pesquisa mostrou que houve um aumento de 5% na abertura de unidades e o encerramento foi de 2,6%, resultando num saldo positivo de 2,4%, um pouco maior em relação ao primeiro trimestre do ano passado, que foi de 1,8%. Já os repasses ficaram estáveis, com índice de 1,0% contra 0,8% no período anterior. A variação no primeiro trimestre de 2023 representou um acréscimo de 10.641 operações de franchising no país em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 184.411 operações.

SEGMENTOS

Todos os 12 segmentos elencados pela ABF cresceram no período pesquisado. O segmento que apresentou maior variação positiva foi Hotelaria e Turismo, com um faturamento 37,5% maior frente ao primeiro trimestre do ano passado. Saúde, Beleza e Bem-estar, com alta de 27%, e Alimentação Food Service, cuja receita cresceu 21,2%, vêm em seguida. Na sequência, também se destacaram Limpeza e Conservação, com faturamento 19,2% maior comparado ao primeiro trimestre de 2022, e Alimentação – Comercialização e Distribuição, cuja receita cresceu 18,6%.

O estudo trimestral da ABF traçou pela segunda vez o perfil dos novos franqueados (de acordo com a percepção dos franqueadores). “Empresário procurando novas oportunidades” permanece liderando e cresceu, com participação de 34,9% ante 29,0% no primeiro trimestre do ano passado. O perfil de “Investidor” manteve-se estável, passando de 17,8% para 17,9%.

Já os grupos de empreendedores que buscam uma franquia “Como opção de carreira”, “Complemento de renda ou vendas” e “Alternativa de ocupação ou vendas” tiveram um decréscimo, com proporções similares, possivelmente um reflexo da recuperação da taxa de emprego e a atividade econômica de forma geral. Já o perfil de “Aposentado” teve uma alta de 1,6% para 2,3%.