Dia dos Namorados deverá injetar R$ 174 milhões na capital, projeta Sindilojas

Valor médio varia de R$ 498,80 para a Classe A até R$ 88,44 para as classes D/E

Crédito: Freepik

O comércio da capital deverá movimentar R$ 174 milhões com o movimento de vendas para o Dia dos Namorados, um resultado 6,8 % maior que no último ano. O levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, aponta que o ticket médio dos presentes deve ficar em R$ 211,12 por pessoa, variando de R$ 498,80 para a Classe A até R$ 88,44 para as classes D/E. Conforme o levantamento, os itens mais desejados pelas pessoas neste ano são cosméticos/perfumaria/produtos de higiene, com 23,5% das citações, ultrapassando a opção roupas, que agora aparece com 19,8%, – no ano de 2022 essa opção liderava com 27,7% -. A lista tem na sequência jantar/almoço com 13,1% das citações.

Mas há uma mudança na comparação sobre o que os consumidores pretendem dar. Se no quesito o que se deseja receber o item roupas está na segunda colocação, para quem vai comprar retoma o protagonismo. Neste caso, roupas estão no topo da lista, com 30,3%, seguido por perfumaria/cosméticos/produtos de higiene, 24%, calçados, 11,4% e flores, 8%. Entre as opções de quem será agraciado, esposa(a) /companheiro(a) lidera com folga, com 62,9%. namorado(a) (31,7%), ficante (3,4%) e a si mesmo (3,1%) aparecem na sequência.

PAGAMENTO

A pesquisa mostrou ainda que conhecer o gosto do presentado é o que mais ajuda na escolha pelo item. Essa opção lidera com 55,4%, frente a 47,7% do ano passado. Preço (39,1%), e o que a outra pessoa esteja precisando (37,7%) fecham o top 3 de 2023. E o consumidor porto-alegrense segue elegendo o pagamento à vista em dinheiro como a forma mais comum para a compra.

Se em 2022 liderava com 37,7%, neste ano segue à frente, mas com 35,7%. O pagamento em cartão de crédito parcelado teve um aumento substancial. Pulou dos 19,1% para 31,4%, refletindo a situação econômica e o endividamento das famílias. A opção à vista no cartão de débito (20%), à vista no Pix (18,6%) e cartão de crédito em 1x (9,1%) fecham a lista dos 5 mais citados.

De acordo com o levantamento, os consumidores preferem realizar as suas compras em lojas de rua (49,7%), à frente de lojas em Shopping (49,1%) e o e-commerce (16%). Já para quem fez a escolha pela compra de forma online, o site da loja foi o mais votado, com 55,2%. Esta opção no ano passado correspondeu a 64,8%. Os demais canais de compra online votados foram: App (44,8%), WhatsApp e Instagram (5,2%) e Facebook (3,4%).

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre lembra que as boas perspectivas de vendas se devem também pelo clima, e por isso a expectativa do frio mexe com o comércio. “O Dia dos Namorados traz um bom movimento ao comércio, ainda mais que a época desta data comemorativa é próxima da entrada da estação mais fria do ano. O comércio tem seu fluxo normal de vendas, mas dependendo do segmento, essas datas são um reforço comemorado pelos varejistas”, comentou.