A secretária estadual de Educação Raquel Teixeira confirmou, nesta quarta-feira, que o Estado trabalha em parceria com o Google na construção de um projeto de qualificação tecnológica a professores gaúchos. O anúncio ocorreu na coletiva de imprensa do ‘Tá na Mesa’, tradicional reunião-almoço na sede da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), no Centro de Porto Alegre.
“A capacitação [tecnológica] dos professores foi para um momento de aulas remotas. Agora temos outra parceria com o Google. Sem ‘spoilers’, ainda não posso anunciar mas estamos fazendo as tratativas e trabalhando para ajudar os professores a terem um nível de relação mais qualificado com a tecnologia”, declarou a titular da Educação.
Além da secretária, participam também do ‘Tá na Mesa’ Marici Marchini , líder de Educação Pública do Google for Education Brasil, e a uruguaia Mariana Montaldo, do Enlace Institucional de Plan Ceibal.
“Há três pilares relevantes para a gente: personalização da educação, empoderar o professor e o reposicionamento das avaliações, viabilizado também através da tecnologia, para acompanhar a tutoria do aluno”, destacou a representante do Google, acrescentando que a empresa preparou um relatório sobre educação a partir de um estudo feito em 24 países.
O acesso dos estudantes à tecnologia também foi enfatizado por Montaldo, que lembrou que o Uruguai distribui computadores para todos alunos da rede pública. “Fizemos acordos com as telefonias para que as plataformas não consumissem dados móveis, isso ajudou os setores mais desfavorecidos. Me perguntam se há problemas com roubo [no Uruguai] e eu respondo que não, pois praticamente todas as casas tem computadores”, afirmou.