Polícia Civil desmantela comunidade terapêutica clandestina em Viamão

Três homens foram presos em flagrante

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil desmantelou, nesta quarta-feira, uma comunidade terapêutica clandestina que recebia internos sem os cuidados devidos no bairro Vila Universal, em Viamão. Durante a operação, três homens, com idades entre 26 e 35 anos, foram presos em flagrante pelos crimes de cárcere privado, associação criminosa e furto qualificado de energia elétrica, além de delitos diversos contra idosos e as relações de consumo.

De acordo com a titular da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, delegada Jeiselaure de Souza, durante diligências realizadas para averiguar o desaparecimento de duas mulheres, agentes da corporação se depararam com as irregularidades. No local, receberam informações de que idosos viviam no local em situação de maus-tratos, além de pessoas mantidas em cárcere privado e de outras situações suspeitas e condições insalubres. “Sete internos foram resgatados e encaminhados para atendimento na UPA de Viamão”, relata. De acordo com ela, a Justiça decretou a prisão preventiva do trio.

Após a averiguação preliminar, os policiais também notaram que parte dos pacientes, incluindo idosos acamados, não recebiam cuidados básicos de saúde e higiene e tinham ferimentos expostos, decorrentes de doenças infecciosas sem o tratamento devido. Os agentes ainda apreenderam, na casa, inúmeros cartões bancários e documentos assinados pelos internos do local.

A Polícia acrescenta que, nas geladeiras, havia alimentos impróprios para o consumo, e que a energia consumida era furtada. Órgãos sanitários interditaram a clínica e as vítimas idosas foram encaminhadas, pelo Samu, a atendimento médico e, em seguida, acolhimento institucional.

De acordo com o delegado Marcos Bottin, da DP de Homicídios e Proteção à Pessoa de Viamão, as mulheres consideradas desaparecidas foram encontradas em segurança, em outro ponto do bairro, e tiveram o registro de localização formalizado.