Bares e restaurantes estão mais digitais na gestão, diz Abrasel

Estudo aponta que 83% usam algum tipo de software para controlar as vendas

Crédito: Freepik

O aumento de produtividade e eficiência com o uso de softwares e ferramentas digitais foi a chave para a sobrevivência dos negócios durante a pandemia. Como legado, bares e restaurantes estão muito mais plugados, tanto na operação como em outros aspectos do dia a dia, como o marketing. É o que mostra pesquisa realizada pela Abrasel, com mais de 1500 empresários de todo o Brasil.

Segundo o levantamento, 83% dos estabelecimentos usam hoje algum tipo de software para controlar as vendas, enquanto 75% empregam ferramentas para o controle financeiro e 67% adotam soluções para o serviço de delivery. No entanto, ainda há espaço para crescimento em áreas como controle de reservas, aspectos jurídicos e segurança alimentar.

“É fundamental hoje em dia o restaurante pensar em tecnologia, porque permite otimização de processos, redução de custos, controles de desperdício e outras adaptações de cada negócio”, explica João Melo, presidente da Abrasel no RS, que completa, “Questões como presença nas redes sociais e melhorias na gestão para análise de dados, vendas e gastos, são importantes para quem quer manter seu estabelecimento vivo e ativo”.

Quase a totalidade dos estabelecimentos (99%) possui presença em, pelo menos, uma rede social para fins de marketing e relacionamento com os clientes. As plataformas mais utilizadas são Instagram, WhatsApp e Facebook, nesta ordem. Além disso, 35% dos estabelecimentos possuem seu próprio site.

No entanto, apenas 69% dos estabelecimentos possuem o hábito de acompanhar e responder de forma personalizada às avaliações nas redes sociais. O tradicional e-mail ainda é uma ferramenta amplamente utilizada, com 34% dos estabelecimentos utilizando-o como meio de comunicação.