Prefeitura de Porto Alegre lança a 41ª edição do Acampamento Farroupilha

Para este ano estão previstas obras de melhoria na infraestrutura, programação estendida e mudança na localização do Palco Principal

Foto: Eduardo Souza / Rádio Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre lançou oficialmente a 41ª edição do Acampamento Farroupilha, na manhã desta terça-feira (30), na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. No evento estiveram presentes o prefeito Sebastião Melo, autoridades municipais, organizadores, representantes da cultura gaúcha e demais convidados.

O produtor cultural Carlos Fritz, da GAM3 Parks, empresa responsável pela organização do Acampamento, declarou que a procura pelos piquetes tem sido grande e que a expectativa é superar a edição bem-sucedida de 2022. Ele, inclusive, antecipou à reportagem algumas atrações previstas.

“Só na parte do palco principal ali, que onde se apresentam os shows, a gente pretende colocar perto de 50 shows durante toda programação. Depois a gente tem toda aquela parte dos artistas amadores, chuleadores, trovadores, declamadores. Nós teremos também um grande espetáculo aqui, um espetáculo cênico-musical, que chama-se ‘Do Cipreste ao Piratini, Quatro Tentos de Uma Raça’, que envolve mais de 100 artistas e esses artistas fazem um grande espetáculo, ano passado foi um grande sucesso e esse ano nós vamos ampliar esse espetáculo, porque realmente deu uma repercussão muito boa. Então, a expectativa é grande”, disse Fritz.

O coordenador geral de produção do Acampamento Farroupilha, Vinícius Garcia, também está otimista quanto à edição de 2023 e comemora a boa avaliação da organização feita ano passado junto aos participantes. “Nós mesmo com essa ansiedade toda depois de executarmos o Acampamento, fizemos uma pesquisa e tivemos uma nota de 8,5 dada pelo conjunto de acampados. Então, vencemos essa barreira e os patrocinadores ficaram muito satisfeitos. Então esse ano vai ser melhor ainda”, comemorou.

A atual presidente da comissão municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso, que foi patrona em 2021, comentou sobre sua expectativa e prevê a repetição do sucesso anterior. “Hoje se reafirma esse sucesso, onde as empresas também estão vindo junto a este Acampamento e o poder público municipal, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa traz este legado e este empoderamento, junto também a concessionária GAM3 e a comissão municipal. Então nós estamos esperando este setembro da identidade do povo gaúcho no garrão do Brasil para que se abram as porteiras e a maior festa do planeta se adentre, aqui no Parque Harmonia”.

O prefeito Sebastião Melo compareceu ao lançamento e declarou que a Prefeitura seguirá fazendo sua parte, dando todo apoio necessário ao Acampamento Farroupilha e que o poder público espera resolver a questão dos banheiros públicos, ainda pendente. “Nós vamos abrir essa discussão por aqui, a Prefeitura tem limites orçamentários, mas ela também além do apoio institucional dos serviços, pois quando você bota a EPTC na rua, quando você bota o DMLU na rua, quando você bota a secretaria de serviços na rua, você está botando serviços e serviços custam dinheiro. Então, a questão dos banheiros nós estamos abertos para discutir, pra poder ter uma festa acolhedora e que os festejos ocorram da melhor forma possível”.

Para as próximas edições, o secretário municipal da Cultura, Henry Ventura, antecipou que a ideia é construir um parque temático para que os festejos farroupilhas sejam incorporados à cultura da capital o ano inteiro e não somente em setembro. “E também nós vamos ter num futuro breve, nesse parque temático, já uma demonstração permanente do que a gente tem aqui em setembro, o ano inteiro, para que o turista, o cidadão que vem aqui passear na cidade ou que cultive as tradições possa contemplar isso em janeiro, fevereiro, o resto do ano e não apenas em setembro. Então a gente está transformando esse case de sucesso, que é o Acampamento Farroupilha em algo permanente durante o ano e fortalecendo essa vocação turística-cultural da nossa cidade”.

Em 2023,estão previstas algumas mudanças na estrutura como reposicionamento no local do acampamento, assim como a mudança no palco principal, se aproximando da Casa do Gaúcho. Melhorias na infraestrutura também serão feitas e houve o anúncio inclusive de uma programação estendida, com shows programados a partir do dia 10 de setembro.
O tema da edição deste ano é o centenário da Revolução Federalista de 1923, que marcou o embate entre chimangos x maragatos.