O sul do país concentra mais de 8% das 11.651 startups brasileiras, o que coloca a região como a segunda com maior número dessas empresas. Os dados são do relatório “Inovação em Movimento: um mapa sobre as startups no Brasil em 2023”, realizado pela Cortex, referência em inteligência de vendas B2B na América Latina, com apoio da Endeavor. Curitiba, no Paraná, lidera o ranking de cidades da região, com 426 empresas. Em seguida estão Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com 344, e Florianópolis, em Santa Catarina, com 237.
Conforme Leonardo Rangel, Co-Founder da Cortex, embora o país tenha passado, em 2020 e 2021, por grandes investimentos neste perfil de negócios, o cenário não se refletiu na abertura de startups. Ao contrário, houve uma queda no número de novos CNPJs desde 2018. Em 2022, o país registrou o menor número de novas empresas abertas, apenas 103, o que representa 40% menos do que em 2021.
“Quando uma startup atinge uma comprovação do seu modelo de negócio, está num momento de inflexão de crescimento, o que chamamos de scale-up. Ela não apenas cresce, mas contribui com o país, aumentando a inovação de produtos e serviços, gerando mais e melhores empregos. Empreender deve carregar o sentido de escalar e ajudar que o ecossistema também se desenvolva”, comenta Andressa Schneider, Head de Insights na Endeavor Brasil – rede global de apoio à empreendedoras e empreendedores à frente das maiores scale-ups do mundo, entre elas a Cortex.