Vestuário na lista do presente preferido para o Dia dos Namorados

Conforme a Fecomércio-RS, valor médio estimado dos presentes é de R$ 149,02 por item

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Não há uma data em que ela não seja a escolhida por quem vai comprar ou receber presentes. E não poderia ser diferente no próximo 12 de junho, Dia dos Namorados. Conforme pesquisa para a data feita pela Fecomércio-RS, Vestuário é o preferido por 41,0% nos presentes, seguido de Perfumes e Cosméticos (20,3%), Chocolates (8,6%) e Flores (7,5%). O valor médio estimado dos presentes é de R$ 149,02 por item, subindo para R$ 160,62 nos presentes dados pelos homens, enquanto entre as mulheres o preço médio deve ser de R$ 138,83.

O levantamento foi feito com 1.304 pessoas abordadas dos quais 29,5% apontaram que comprariam presentes para a data, totalizando a amostra de 385 entrevistados entre 10 e 17 de abril na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
Apesar da grande maioria (84,2%) dos entrevistados ter intenção de comprar um presente, 15,8% darão dois ou mais presentes, com mais homens (20,7%) que mulheres (12,0%) pretendendo comprar mais de um item. Com mais presentes, em média, e presentes mais caros, o gasto médio dos homens deverá ser de R$ 205,39, enquanto as mulheres gastarão, em média, R$ 160,19.

GASTO MÉDIO

Considerando homens e mulheres, o gasto médio total deve ficar em R$ 180,19. Entre as classes de renda, a classe baixa deve gastar, em média, R$ 136,25, com 75% dos entrevistados pretendendo gastar até R$ 100,00. Para a classe média, o percentual que pretende gastar até R$ 100,00 fica em 48,1%, percentual que corresponde a 27,3% na classe alta. O gasto médio deve ser de R$ 175,24 na classe média e de R$ 219,09 na classe alta.

Na comparação com os gastos para a data no ano passado, entre os que realizaram compras em 2022, 49,2% dos consumidores devem gastar o mesmo do que no ano anterior, enquanto 30,5% sinalizaram que terão um gasto menor ou muito menor e 20,2% pretendem gastar mais ou muito mais. Os resultados deste ano, em relação aos encontrados pela edição de 2022 da mesma pesquisa, capturam uma intenção de consumo mais contida para a data, sobretudo pelas estimativas para a parcela de homens, com número médio de itens e valor médio do presente menores que em 2022.

“Em um contexto em que o aumento real das vendas será mais difícil, planejamento e informação para entender e atender bem seu público-alvo são peças-chave para buscar bons resultados na data. As pessoas vão às compras, mas estão atentas buscando as melhores condições para fazer o presente caber no seu orçamento.” comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, ressaltando a importância da pesquisa para guiar os lojistas para a data.

PERÍODO DE COMPRA

A metade dos entrevistados (49,9%) considera o preço como principal determinante na escolha de onde comprar, seguido por atendimento (23,1%), diversidade de produtos (22,3%) e qualidade do produto (18,4%). Com atenção voltada aos preços, a pesquisa por ofertas vai ser regra para 75,3% dos entrevistados, com pesquisas tanto online (79,7%) quanto em lojas físicas (54,8%). Para o pagamento dos presentes, depois de dinheiro (37,7%) – forma indicada por 61,5% entre os entrevistados da classe baixa – a segunda forma mais indicada foi cartão de crédito parcelado (20,0%), seguido por cartão de débito (16,4%).

A busca por presentes, que deve se concentrar na semana anterior à data – conforme indicaram 82,9% dos respondentes – tem nas lojas do centro (49,4%) o principal local de compra, seguido por shopping centers (20,0%); lojas de bairro (11,2%) e internet (10,4%) aparecem na sequência. Entre os entrevistados que presentaram em 2022, 30,4% afirmaram que irão repetir a loja em 2023.

Além dos presentes, a comemoração da data também representa um movimento importante para o setor se serviços, sobretudo de alimentação. De acordo com a Pesquisa da Fecomércio-RS, entre os 49,6% dos entrevistados que pretendem proporcionar algum evento especial, a alternativa de comemoração mais indicada foi almoço/jantar fora (70,7%), com gasto médio pretendido no evento especial de R$ 213,48.