O Dia da Indústria, comemorado neste dia 25 de maio, marcou também a inauguração oficial do Instituto Sesi de Formação de Professores, no Centro Histórico de Porto Alegre. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) e contou com a presença de autoridades, empresários e educadores, imprensa e o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry.
Dedicado à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas, o instituto será marcado por três pilares: Observatório da Educação, que é um centro de pesquisa para transformar dados em conhecimento, tendo em vista as tendências educacionais e tecnológicas; Gestão e Formação Educacional, que é um espaço/tempo de formação, reflexão, práticas pedagógicas e atividades ‘mão na massa’ para o fortalecimento da Educação Integral; e FabLearn, espaço para experimentação idealizado pela Universidade de Stanford e projetado para desenvolver a capacidade e a inovação.
Conforme o Superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Juliano Colombo, o instituto é uma das ações do programa “Indústria pela Educação”, iniciado ano passado e que prevê investimentos de R$ 300 milhões da FIERGS em educação no RS. “É uma grande entrega, de todo esse programa que é ampliar o repasse dos nossos métodos de ensino para as escolas públicas e privadas. Todos os projetos estão dentro do cronograma, é um cronograma de entregas de cinco anos e o instituto é a primeira grande entrega”, afirmou.
Para Colombo, as medidas do sistema voltadas para a educação, tem um grande significado, a contribuição ao ensino e, por consequência, para a sociedade como um todo .”O grande objetivo desse movimento é o repasse, é formar professores, formar gestores escolares, engajar outros atores da sociedade para que isso exponencialize. Então cada professor que a gente forma, a gente acaba tendo um efeito muito maior. Então, as escolas são importantes, sim mas a gente entende que esse movimento que está agora sendo reforçado com o instituto é um movimento sim que vai dar efeito para a sociedade”.
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, considera o instituto uma espécie de incremento que pode potencializar o nível dos educadores. “O instituto de formação é assim, tipo um ápice para poder qualificar os professores para atuar melhor. Não é uma pretensão, mas é um aprimoramento que nós vamos oferecer para poder auxiliar na formação dos professores e, com isso, fazer com que as escolas do RS e do Sesi também tenham essa melhor qualificação dessa gente”.
Conforme o Sesi, o investimento feito na instituição de ensino foi de R$ 5 milhões. O espaço fica localizado na Travessa Leonardo Truda, 40, em Porto Alegre.