A Polícia Civil deflagrou a ‘Operação Xerxes’, nesta quinta-feira, em combate a um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, cumprindo 54 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão, Canoas, Novo Hamburgo e Rio de Janeiro. Os agentes cumprem ainda 10 mandados de prisão preventiva contra a organização criminosa que, segundo a corporação, praticava extorsões contra moradores de um loteamento em Viamão, na região Metropolitana.
Cada um dos moradores dos cerca de 600 lotes, conforme as investigações, era compelido a pagar uma mensalidade à associação criminosa. Aquele que não aderisse, era ameaçado, agredido e expulso da comunidade. Os valores das extorsões eram depositados em “contas de passagem”, antes de aportarem nas contas dos criminosos e de empresas constituídas por eles ou por terceiros (laranjas).
A empresa que mais foi beneficiada e que teve crescimento desproporcional, com abertura de diversas franquias, inclusive no Rio de Janeiro, com seus proprietários ostentando vida de muito luxo, foi uma barbearia. Além disso, diversos veículos de luxo foram adquiridos e hoje os barbeiros desfrutam de uma vida luxuosa, tudo graças ao dinheiro do crime organizado.
A ação, que até às 7h45min desta manhã ainda estava em andamento, conta com 250 policiais. Até o momento, oito prisões já foram efetuadas.