No dia da indústria, Governo do RS e sete empresas firmam contratos do Fundopem

Contratos totalizam R$ 293 milhões de incentivos via Fundopem

Ernani Polo e Gilberto Petry. Foto: Marcel Horowitz

Em alusão ao dia da Indústria, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, celebrou, nesta quinta-feira, junto a representantes de empresas gaúchas, um ato de assinatura do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), que inclui protocolos de intenção e termos de ajustes para oficializar os processos. A ação foi promovida na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, e contou ainda com a presença do presidente da instituição, Gilberto Petry.

“Quero saudar os empreendedores e destacar a importância dos empreendimentos no nosso estado. O governo vem fazendo um esforço grande para construir um ambiente melhor, mais fértil e mais acolhedor a quem gera emprego e renda no RS”, declarou o secretário.

Assinaram o protocolo de intenção de adesão ao Fundopem o Grupo K1 e as empresas Olfar. Já Sorvebom, Multicolor Industria e Comércio de Pigmentos, Bigfer Indústria e Comércio de Ferragens e Bebidas Chucky assinaram o termo de ajuste de adesão ao contrato. Os sete acordos totalizam R$ 293 milhões de incentivos via Fundopem.

O Fundopem é um incentivo estadual à indústria que não libera recursos financeiros para as empresas, no entanto, apoia por meio do financiamento parcial do ICMS incremental devido gerado a partir da sua operação. Foi criado na década de 1970 e passou por revisão em 2021.