Em ato, Simpa cobra valorização de servidores públicos na capital

Ato, intitulado Negocia Já, Melo, ocorre às vésperas de reunião agendada para 30 de maio

Foto: Guilherme Almeida/CP

Em protesto em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) reivindicou, na tarde desta quinta-feira, resposta sobre um documento entregue à prefeitura em 4 de maio. O ato, intitulado Negocia Já, Melo, ocorreu dias antes de reunião agendada, para 30 de maio, com representantes do Executivo.

A diretora-geral, Cindi Regina Sandri, falou sobre a importância da valorização da categoria. “Dinheiro público é para garantir a qualidade do serviço público. Por isso estamos na rua. Estamos na ponta, sabemos da valorização do nosso trabalho. A única saída é estar na rua, é estar na luta”, declarou.

O diretor-geral do Simpa, Jailson Bueno Prodes, disse que houve uma conversa, em 16 de maio, mas sem nenhum avanço por parte do governo. “Não foi apresentada nenhuma proposta, nem uma perspectiva de apresentar qualquer proposta. Entendemos que por parte do governo houve descaso em relação à mobilização dos municipários. Então, solicitamos uma nova reunião, que está agendada para o dia 30”, detalhou.

O Simpa enfatiza que, enquanto a prefeitura registrou superávit de R$ 516 milhões, em 2022, a população sofreu com o sucateamento, o desmonte e a precarização dos serviços públicos da capital. Além da reposição de perdas salariais somando 30,25%, a categoria reivindica melhores condições de trabalho, correção do valor do vale-alimentação, atualização das progressões e nomeação de profissionais concursados para cargos em aberto, entre outros itens que compõem a negociação da data-base 2023.

O secretário de Administração de Patrimônio, André Barbosa, reconhece a legitimidade do ato dos servidores, como forma de manter a categoria mobilizada em torno da pauta de negociação. Ele reforça, porém, o compromisso assumido na última reunião, realizada em 16 de maio, com representantes do Simpa, sobre a realização de um novo encontro, programado para a próxima terça-feira. “É uma pauta extensa que depende da análise de diversos órgãos da administração municipal, nossa equipe técnica recebe as informações, compila os dados e levamos ao sindicato com a expectativa de assim irmos avançando na negociação”, pontuou.