Demolição do Pavilhão F da Cadeia Pública de Porto Alegre deve terminar na terça-feira

Construção da nova CCPA, que vai contar com 1.884 vagas, teve cerca de 50% da obra concluída

Foto: Jurgen Mayrhofer / SSPS / Especial

A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) do Rio Grande do Sul calcula que deva ser concluída até a próxima terça-feira a demolição do Pavilhão F da já desativada Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) – o antigo Presídio Central. O trabalho começou no dia 17, cerca de 24 horas depois da megaoperação de transferência de 529 apenados para as Penitenciárias Estaduais de Sapucaia do Sul e do Jacuí, em Charqueadas, e para o Complexo Penitenciário de Canoas.

Já a construção da nova CCPA, iniciada em julho de 2022, teve cerca de 50% da obra concluída até o momento. Em fevereiro deste ano, a empresa responsável pelo serviço terminou os primeiros três módulos de vivência. O prazo para a entrega da obra termina no começo de 2024. O investimento total chega a R$ 116,7 milhões. A cadeia vai contar com 1.884 vagas, sendo 1.866 coletivas e 18 para pessoas com deficiência.

Conforme a SSPS, a parte externa vai ter torres de controle e serviços, que abrangem reservatórios, casa de bombas, central de gás GLP, gerador de água quente, de energia e subestação. Já o setor interno vai ter 14 mil metros quadrados de área concluída, com nove módulos de vivência, onde ficarão as celas e o pátio coberto e de sol, além de áreas para visita e atendimento jurídico.