O projeto de lei do arcabouço fiscal, aprovado pela Câmara na noite dessa terça-feira, não é conhecido por 76,9% dos entrevistados pelo Instituto Paraná Pesquisas, conforme um levantamento divulgado nesta quarta. Conforme a sondagem, apenas 5,9% conheciam o texto que vai substituir o atual teto de gastos do Brasil. Aqueles que não conhecem o PL, mas já ouviram falar, foram 17,2%.
A pesquisa ouviu 2.023 pessoas com 16 anos ou mais, eleitores de 164 municípios brasileiros – abrangendo todos os estados e Distrito Federal. A coleta ocorreu entre 16 e 21 de maio deste ano. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais, para baixo ou para cima.
Quanto à percepção da taxa de juros de 13,75% ao ano ser um problema para a economia brasileira, 46,2% dos entrevistas disseram “ser um problema para a economia brasileira”, 31,3% consideraram ser um “grande problema para a economia brasileira”. Já 13,9% alegaram que não sabem ou não responderam sobre o assunto, enquanto 8,6% disseram que a taxa de juros “não é um problema para a economia brasileira”.
Dos entrevistados, a maioria (71,0%) é otimista quanto a melhora da economia com a redução dos juros. Quem pensa que o cenário não vai mudar representa 19,3%, e quem acha que vai piorar corresponde a 3,2%. Já 6,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam sobre o assunto.