Trensurb vai ser retirada do Programa Nacional de Desestatização

Deputado estadual Miguel Rossetto confirmou informação

Foto: Luiz Soares / Trensurb / Arquivo

O governo federal vai retirar a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) do Programa Nacional de Desestatização (PND), afirmou nesta terça o deputado estadual Miguel Rossetto, que esteve em reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília. A retirada ocorre após uma série de protestos do setor metroviário contra o sucateamento e privatização da empresa.

Conforme Rossetto, o ministro Rui Costa confirmou posição pela retirada da Trensurb do PND e disse entender que todas as melhorias do sistema Trensurb se darão a partir da nova diretoria, que assume até o fim de junho. “Foi isso que ele anunciou, e ele vai encaminhar a retirada da Trensurb do PND”, revelou o deputado. Também participaram da reunião outros parlamentares da base aliada do governo Lula.

O protesto mais recente dos metroviários ocorreu, nesta terça – Dia Nacional de Lutas contra as Privatizações, Concessões e Terceirizações. De acordo com o presidente do sindicato, Luis Henrique Chagas, a reunião com o ministro atendeu uma demanda antiga do setor. “Hoje isso se concretizou, em uma reunião com a bancada federal dos deputados do PT, PCdoB e PSol do Rio Grande do Sul, e mais o deputado estadual Miguel Rossetto”, comemorou, no início da noite. 

As catracas da estação Mercado chegaram a ficar liberadas, no fim da tarde desta terça-feira, como parte do protesto contra a privatização do trem. No local, também houve falas políticas e bandeiraço. De acordo com a Trensurb, a passagem livre de usuários ocorreu entre 17h25min e 17h45min.