Sul é destaque em IDH-CN nacional com alta de 2,9% em 2022

Índice de Desenvolvimento Humano de Consultoras de Beleza vai completar 10 anos

Crédito: Fernando Gomes/Natura

Pioneiro no mercado brasileiro, o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura (IDH-CN) cresceu 3,6% em 2022, o maior aumento já registrado desde a sua criação, há quase 10 anos, atingindo o valor de 0.632 (em uma escala que vai de 0 a 1). Neste cenário, a Região Sul é o destaque e alcança o melhor desempenho do país no Índice Geral, com valor de 0.655, crescimento de 3% em comparação com a última leitura, realizada em 2020. Na Dimensão Trabalho o destaque se repete e alcança 0.644, valor 3,6% maior que o nacional.

Dentre os resultados mais recentes do índice, destaque para o impacto da venda por relações na renda familiar das Consultoras de Beleza: o ganho obtido com a atividade corresponde, na média nacional, a 34% da renda nesses lares. Na Região Sul o dado chega a 29,47%. Além disso, o indicador de renda da Natura na região cresce 12% em relação à 2021.

PROGRAMA DA ONU

Criado com base no IDH desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH-CN utiliza as dimensões de Saúde, Conhecimento e Vida Digna (relacionado ao trabalho e renda), as mesmas dimensões utilizadas no IDH nacional, para avaliar a qualidade de vida da rede de Consultoras de Beleza Natura e fornecer insights para ações que visem aumentar o impacto social do modelo de negócio.

Com aplicação bianual, as informações mapeadas, de forma amostral, representam os dados comportamentais, culturais e demográficos de mais de 1,2 milhão de Consultoras de Beleza Natura no Brasil, com o objetivo de avaliar sua qualidade de vida e auxiliar na construção de diretrizes e programas que promovam o seu desenvolvimento. Além disso, o IDH-CN também é utilizado para alimentar as estratégias de setores dentro da Natura, referentes a modelagem e operação do negócio.

Os fortes investimentos da companhia em digitalização do negócio e nas plataformas de educação financeira, abarcados na pesquisa dentro do pilar Conhecimento, trouxeram resultados positivos: cresceram 7% e 24%, respectivamente, reforçando a importância das iniciativas da marca para o desenvolvimento e capacitação de sua rede. Na Região Sul os resultados são expressivamente maiores que a média nacional. O pilar inclusão digital registrou valor de 0.842, 3,3% a mais que o geral. Já educação financeira cresceu 18,9% em relação à última leitura da região, chegando a 6,1% acima do registrado no país.

MULHERES

A empresa registra, em média, cerca de 1.5 milhão de interações mensais via plataformas de compartilhamento de conteúdo para redes sociais ou Whatsapp. Em 2022, mais de 750 mil consultoras utilizaram as ferramentas de Social Selling.

De acordo com dados do levantamento realizado em 2022, ano em que a pesquisa obteve o maior alcance entre as consultoras, as mulheres representam 92% da rede de Consultores Natura. Entre todos os gêneros, 80% possuem filhos e 57% são pessoas negras, segundo autodeclaração.