Dezenas de manifestantes se reuniram, no fim da tarde desta terça-feira, em frente ao prédio do Consulado Geral da Espanha, na zona Norte de Porto Alegre, para um ato simbólico de protesto contra os ataques sofridos pelo jogador Vinícius Júnior, do clube Real Madrid, nesse domingo, em Valencia.
Segundo o deputado estadual do PSol Matheus Gomes, representantes da bancada negra da Assembleia se reuniram, das 17h às 18h, para cobrar atitudes das autoridades em relação às demonstrações de racismo. “Nós fizemos um ato político como parte da pressão que ocorreu em outras capitais brasileiras e a nível internacional diante dos atos bárbaros contra o jogador Vinícius Júnior. São agressões racistas que ocorrem sob o olhar de milhões de pessoas, e isso é inadmissível, porque estimula a violência racial contra pessoas sem os milhões de seguidores e sem os milhões de reais que o Vinícius recebe mensalmente. É necessário punir os racistas que fazem isso da arquibancada, os dirigentes que se omitem, os clubes, que devem sentir com perdas de pontos e outras punições as consequências desses atos racistas… Foi por isso que saímos às ruas, hoje, e vamos continuar mobilizados, nas ruas e redes sociais, em solidariedade ao Vinícius Júnior e contra qualquer ato racista, seja no Brasil ou na Espanha. Não é possível conviver mais com esse tipo de violência”, ressalta.
A Rádio Guaíba recebeu relatos de que alguns escritórios do prédio decidiram encerrar o expediente mais cedo. A Brigada Militar, porém, não confirmou que tenha ocorrido evacuação.
Conforme o portal R7, sete homens foram presos pela polícia espanhola por suspeita de atos racistas contra o jogador brasileiro. Entre os presos, quatro suspeitos de pendurar um boneco enforcado representando o jogador do Real Madrid em uma ponte da cidade, em janeiro deste ano. Os autores do crime, com idades entre 19 e 24 anos, foram identificados por câmeras de segurança, mas até então nenhuma medida havia sido tomada. Os outros três detidos são torcedores suspeitos de terem proferido ofensas ao atleta durante a partida contra o Valencia, nesse domingo.