Guarda Municipal de Novo Hamburgo salva segunda bebê engasgada em menos de uma semana

Casos foram registrados nos bairros Petrópolis e Liberdade

Foto: Reprodução/Guarda Municipal de Novo Hamburgo

Um agente da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, salvou, nesta segunda-feira, uma bebê de nove meses que havia se engasgado com leite materno. Uma guarnição da Patrulha Escolar fazia patrulhamento próximo à Escola Municipal Bemfica Filho, no bairro Petrópolis, quando Cinara dos Santos, mãe da menina Rafaella e moradora da região, procurou o estabelecimento de ensino pedindo socorro. O guarda Pedro dos Santos realizou a manobra de desengasgamento seguindo treinamento de primeiros socorros recebido na corporação. Foi o segundo caso do tipo em menos de uma semana.

No trajeto até o Hospital Municipal, Rafaella voltou a se sufocar, mas o agente Gabriel Schuquel, que conduzia a viatura, repetiu a manobra, liberando a respiração da criança mais uma vez. Depois de receber atendimento no Hospital Municipal, a bebê passou por exames, na UPA Centro, e recebeu alta.

Ao fim da tarde, Schuquel e Santos foram até a casa de Cinara rever a bebê salva. “Foi fundamental. Logo que chamaram, não demorou minutos e vocês já estavam ali na escola”, agradeceu a mãe, aliviada. “Coisa boa ver agora a Rafinha sorrindo. A gente que é pai sabe como isso nos alegra”, disse Santos. “Logo que ela começou a chorar e dar resposta às manobras, levamos ela para o atendimento médico”, completou Schuquel.

Na semana passada, outra bebê, de apenas 37 dias, já havia sido salva pela Guarda Municipal de Novo Hamburgo. Os guardas Claudete Zonato e Marcos Bosse salvaram a bebê Vitória Mengue Moyano, que havia se engasgado enquanto era amamentada pela mãe, Riane Scheffer Mengue. A ação ocorreu na avenida Sete de Setembro, bairro Liberdade. As manobras de salvamento seguiram até o Hospital Regina, onde a bebê passou por atendimento, sendo liberada no mesmo dia.