10ª FBV apresenta o Jeito Brasileiro de Fazer Varejo

Crédito: J. A. Produções/Divulgação

Acontece entre os dias 24 e 26 de maio, a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, e que será realizada no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. O evento contará com novidades que poderão ser observadas por palestrantes, visitantes e expositores a partir do tema desta edição: Jeito brasileiro de fazer varejo. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feirabrasileiradovarejo.com.br, bem como a aquisição de ingressos.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a edição, que marca a primeira década da FBV, tem o objetivo de exaltar a capacidade do varejo brasileiro. “Essa edição da FBV foi inspirada nas novidades e tendências mundiais, mas adequadas ao jeito do brasileiro de trabalhar o varejo. Temos ativos só nossos que poderiam ser exportados para o mundo. Queremos apresentar a nossa habilidade em solucionar problemas e humanizar a relação com o público, bem como conectar a tecnologia com o que o brasileiro tem de melhor: criatividade, calor e afeto para aproximar as pessoas”, reforça.

Com entrada gratuita para visitação, a FBV contará com mais de 50 nomes de referência no mercado, em mais de 20 horas de conteúdo por dia, com experiências divididas em oito palcos, sendo cinco gratuitos e três exclusivos para quem adquirir os ingressos. Com expectativa de 10 mil pessoas durante os três dias de evento, a feira visa como público-alvo lojistas e empresários do varejo. Além disso, oferece oportunidades para estudantes e profissionais de outras áreas devido a sua multiplicidade de conteúdo.

A última edição da FBV reuniu mais de 6,3 mil pessoas na FIERGS, em Porto Alegre, e teve mais de R$ 10,1 milhões em negócios gerados, recorde do evento, o que representou 12% a mais do que a edição antes da pandemia, ocorrida em 2019. Outro destaque também ficou por conta da média de negócios gerados por expositor, que teve aumento de 306% em 2022. Além de expositores do Rio Grande do Sul, a feira contará ainda com a participação de empresas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

PALCOS EXCLUSIVOS

A 10ª FBV contará com atrações exclusivas para quem adquirir os ingressos, que estão disponíveis em www.feirabrasileiradovarejo.com.br. Serão três palcos, que reunirão nomes de referência no setor para falar sobre o Jeito brasileiro de fazer varejo, tema do evento, além de proporcionar troca de experiências e atividades práticas.

Os palcos exclusivos são Grandes Resultados, Errando e Aprendendo e Acelerando meu negócio. O primeiro será o responsável por reunir grandes nomes do varejo para debater a temática da feira e compartilhar conhecimentos, em um local 360º, que irá aproximar a plateia dos palestrantes. Entre os nomes já confirmados estão Luis Justo, CEO do Rock in Rio; Andrea Iorio, executivo que conta com passagens pelo Tinder e L’Oreal; Tinga, ex-atleta e empresário; Julio Mottin, CEO do Grupo Panvel; Otelmo Drebes, CEO das Lojas Lebes; Fábio Faccio, CEO Lojas Renner S.A.; Débora Alcântara, co-fundadora do ORNA Group; Carlos Curioni, CEO da Elo7; Carmen Ferrão, sócia-superintendente do Grupo Lins Ferrão; Guilherme Almeida, CEO de e-commerce da Nivea; Laura Barros, diretora de Marketing da Wine; Tito Gusmão, CEO da Warren; Poliana Corrêa, consultora de Diversidade e Inclusão que atuou como head de Pessoas e Cultura na Bergamotta Labs/Grendene; Flávio Steffens, sócio do Vakinha; entre outros.

Já em Errando e Aprendendo será possível, por meio de talks rápidos, a troca de experiências com empreendedores que enfrentaram grandes desafios, encontraram soluções diversas, conseguiram se reerguer e hoje possuem um negócio estruturado. E o Acelerando meu Negócio apresentará atividades práticas, realizadas por referências do mercado, para que sejam aplicadas no dia a dia dos negócios. Ambos os momentos acontecem no mesmo espaço, de forma intercalada.

ATRAÇÕES

Durante os três dias de feira, o público também poderá conferir diversas atrações gratuitas, que promoverão o networking e o compartilhamento de práticas do setor varejista dentro da temática da FBV. Entre as opções gratuitas estão o Trocando Experiências e o Jogo Rápido. Na primeira, o público contará com um espaço de networking, com dinâmicas para que o empreendedor possa realizar conexões e trocas com o mercado. Já a segunda iniciativa oferece conversas de 20 minutos sobre temas diversos e que abrangem práticas possíveis para serem adotadas nos negócios.

Haverá ainda o Cara a Cara, que oportuniza aos empreendedores mentorias a partir da interação e troca de ideias com executivos que ministram atividades e dinâmicas, além de networking. Realizado no Espaço Multiprojetos, o momento contará com nomes como Eduardo Tevah, empresário e Diretor-Presidente da D&E Consultores; Augusto Rocha, sócio e VP de Vendas e Marketing da Pmweb e co-fundador do Oto CRM; e Flávio Steffens, sócio do Vakinha, o maior site de vaquinhas online do Brasil. Já no espaço Inovando com Gigantes, o público poderá conferir experiências criadas por grandes empresas de varejo do Brasil.