A Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre garantiu, em nota, que a coleta automatizada de lixo, em contêineres, se normalizou ainda nesse sábado, quando os roteiros voltaram a operar dentro da programação. Conforme a pasta, coletas pontuais ainda eram esperadas para este domingo em locais eventualmente identificados pela fiscalização do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Demandas da população podem ser registradas no aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. A Secretaria também afirmou estar aplicando penalidades ao consórcio Porto Alegre Limpa, que presta o serviço de coleta em contêineres.
Durante a semana, moradores de bairros como Auxiliadora, Bom Fim e Santana relataram que os dispositivos ficaram com lixo transbordando. Na quinta, o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, confirmou que o consórcio alegou problemas mecânicos em dois dos sete caminhões que recolhem os detritos dos contêineres.
Em fevereiro, a prefeitura chegou a rescindir o contrato com o Porto Alegre Limpa, mas o consórcio Cidade Limpa apresentou recurso administrativo comprovando ter condições de manter as operações. Com isso, o contrato segue vigente.