A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi diagnosticada com Covid-19 na última quinta-feira (18). A parlamentar está internada no Hospital DF Star, em Brasília, desde segunda-feira (15). A assessoria de Zambelli informou que ela não se vacinou contra a doença por “recomendação médica” e que teria se contaminado durante viagem à Coreia do Sul.
A parlamentar foi hospitalizada ao se sentir mal depois de voltar do país asiático. A assessoria da deputada afirma que ela não apresenta sintomas de Covid, mas continuará no hospital para fazer exames. Em transmissão ao vivo em rede social nesse sábado (20) (veja abaixo), Zambelli disse que estava em um leito de UTI e que “ainda não se sabe muito bem qual a causa” do mal-estar. A deputada não mencionou o diagnóstico de Covid no pronunciamento.
Ela afirmou que deve permanecer internada até a próxima segunda ou terça-feira e, depois, continuar o tratamento em São Paulo. No vídeo, Zambelli afirma que entrou em contato com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que possa votar remotamente nas sessões da Casa. “O que eu estou pedindo para o Lira é que eu possa votar de longe”, explicou.
A parlamentar diz sofrer há anos com problemas de saúde. Ela conta ter fibromialgia — doença que afeta a musculatura e causa dor e sensibilidade no corpo — e síndrome de Ehlers-Danos — que torna a pele elástica e afeta as articulações. Zambelli relata ainda ter feito um tratamento na Coreia do Sul para circulação e fazer uso de ozônio — parte de uma terapia experimental sem comprovação científica. A assessoria da deputada acrescentou que ela estava fazendo tratamento de úlcera gástrica antes de ser internada.
A assessoria do Hospital DF Star informou não ter boletim médico da deputada.