Brasil registra mais dois casos de gripe aviária em aves silvestres

Animais foram identificados na zona rural do Espírito Santo e no litoral do Rio, elevando para cinco o número de ocorrências no país

Foto: Elisa Ilha / Ufrgs

O Ministério da Agricultura confirmou, nesse sábado, a ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em mais duas aves silvestres no Brasil. Com isso, sobe para cinco o número de casos no país, mas nenhum em humanos até o momento. A confirmação provém de exames realizados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

Um dos novos casos ocorreu no Espírito Santo, em uma ave da espécie Thalasseus Maximus (nome popular trinta-réis-real) encontrada na zona rural do município de Nova Venécia. A outra ave com o vírus H5N1 é da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando), identificada em São João da Barra, na área litorânea do Rio de Janeiro.

Segundo o Mapa, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF/ES) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA/RJ) já vêm adotando os procedimentos técnicos relacionados a essas novas ocorrências, em complementação às ações realizadas desde a detecção dos primeiros casos no Espírito Santo, na segunda-feira passada.

As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). “Deste modo, pedimos para que a população evite contato com aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet”, destacou o Mapa, em nota.

Saúde humana

O Ministério da Saúde informou, também nesse sábado, que as amostras dos 33 casos suspeitos de influenza aviária em humanos no Espírito Santo deram negativas para o vírus H5N1. Outros dois novos casos suspeitos seguem sob investigação. As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz.