Em assembleia realizada na última terça-feira (16), o atual presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, foi reconduzido a mais um mandato à frente da entidade. O olivicultor, proprietário do empreendimento Vila do Segredo, de Caçapava do Sul (RS), foi reeleito em chapa única apresentada e por aclamação.
Fernandes agradeceu a confiança dos associados levando novamente esta chapa a uma nova gestão para o próximo biênio. “Agradeço nossa gestão atual que trabalhou no último biênio, encerrando agora ao final de maio e iniciando uma nova etapa a partir de junho até o mês de maio de 2025”, destacou.
O presidente reeleito do Ibraoliva salientou que o objetivo é seguir promovendo e ordenando o desenvolvimento da olivicultura, fortalecendo e incentivando a competitividade do setor. “Primeiramente como meta queremos buscar a união dos produtores de azeite do Brasil promovendo a cooperação entre os setores público e privado e representando cada vez mais o setor olivícola principalmente em âmbito nacional. Regional já temos atuado bastante no Rio Grande do Sul, mas o grande objetivo dessa segunda gestão é buscar o entrosamento com o setor nacional”, observou.
O dirigente também reforçou a valorização do produto nacional com campanhas como uma das propostas para dar seguimento neste segundo mandato à frente da entidade. “Vamos continuar com a nossa campanha mostrando que azeite virgem não é azeite extravirgem e temos que opinar também na formação de políticas públicas para o azeite extravirgem brasileiro. A comunidade e a população precisa receber programas de nível governamental que fortaleçam a nossa cadeia”, explicou.
Fernandes também enfatizou a mudança, junto aos governos federal e estadual, na legislação do azeite nacional. “É uma legislação antiga que certamente não se tinha a ideia de que o Brasil não seria um produtor de azeites de alta qualidade. É importante que a gente esteja próximo da legislação, próximo dos gestores, e atuar institucionalmente no sentido de regular a importação de azeites e exigir a fiscalização pelas autoridades para assim dessa forma valorizar nosso produto reconhecido como de alta gama e que se tenha também o azeite importado, mas dentro da sua classificação correta”, frisou.
Confira a nominata da diretoria
Diretoria – Efetivos
Presidente: RENATO BERNARDO FERNANDES
Vice-Presidente: FLAVIO OBINO FILHO
Vice-Presidente Financeiro: ROSANE ABDALA
Diretor Financeiro: MICHELLE SAPIRAS
Vice-Presidente Administrativo: ANDRÉ GOELZER
Diretor Técnico e Cultural: THAIS FREITAS
Diretor Institucional e Social: PAULO CENTENO
Diretor Jurídico e Legislativo: SOLANGE NEVES
Diretoria – Suplentes
Diretor: LETICIA BOTTON
Diretor: MATHEUS DE BONI
Diretor: LUIS MAINARDI
Diretor: RAFAEL MARCHETTI
Conselho Deliberativo – Efetivos
Conselheiro: JOÃO ROBERTO VIEIRA
Conselheiro: LUIZ EDUARDO BATALHA
Conselheiro: JANDIR CAPOANI
Conselheiro: PAULO MARCHIORETTO
Conselheiro: FERNANDO SCHWANKE
Conselheiro: JOSÉ ROBERTO ALFARO
Conselheiro: CARLOS ARAGÃO
Conselheiro: FLÁVIO BOCK
Conselheiro: ALCYR CARDOSO
Conselho Deliberativo – Suplentes
Conselheiro: RODRIGO SGORLA
Conselheiro: HILTON FENSTERSEIFER
Conselheiro: Conselho Fiscal – Efetivos
Conselheiro: CÉSAR GABARDO
Conselheiro: EDUARDO WINCKLER
Conselheiro: CELSO ZANCAN
Conselho Fiscal – Suplentes
Conselheiro: MARCELO LOBO