Polícia do RS registra quase 60 denúncias de exploração sexual infantil por dia desde o início de maio

Corporação contabilizou ainda, no mesmo período, 235 prisões e 28 vítimas resgatadas

Foto: Pixabay / Reprodução

A Polícia Civil confirmou à Rádio Guaíba que foram apuradas 981 denúncias contra abusos de menores, desde o início do mês, no Rio Grande do Sul. O número, equivalente a quase 60 registros diários desse tipo de crime em menos de 20 dias, integra o balanço da ‘Operação Caminhos Seguros’, deflagrada para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os 497 municípios gaúchos.

Segundo a corporação, de 1º de maio até essa quinta-feira, a ação resultou em 235 prisões, 27 menores apreendidos e 28 vítimas resgatadas. Foram apreendidas ainda, no mesmo período, 21 armas de fogo, 22 armas brancas e 1,5 mil materiais pornográficos digitais envolvendo crianças e adolescentes.

“Foram quase mil denúncias apuradas. É um número grande, demonstra o tamanho do problema que precisamos combater. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a sociedade tem a obrigação legal de denunciar casos de abusos. Temos muitos canais de denúncia com sigilo garantido, precisamos conscientizar as pessoas disso”, declarou a diretora da Divisão Especial da Criança e Adolescente (Deca), delegada Caroline Bamberg.

Delegada Caroline Bamberg. Foto: André Ávila

Chamado de ‘maio laranja’, em alusão à memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos, o mês, explica a delegada, é dedicado ao combate de crimes sexuais contra menores. “Nacionalmente, o mês de maio foi instituído para chamar atenção a esse delito, um dos mais bárbaros do ordenamento jurídico”, destacou.

Em todas as unidades da federação, desde o início do mês, foram 2.258 denúncias apuradas, quase metade delas, ainda segundo a policial, em cidades gaúchas. A delegada também salienta que o estado lidera o combate ao abuso de menores através de operações preventivas e repressivas, além de ações educativas que atualmente atingem mais de 53 mil pessoas.

Fique atento e denuncie

As denúncias podem ser feitas no disque denúncia da Secretaria da Segurança Pública (181), no canal digital da Pasta, na Polícia Civil 197 e no Disque 100 do governo federal. Emergências podem ser encaminhadas ao 190 da Brigada Militar.

Os canais atendem de graça e protegem o anonimato.