O Dia das Mães trouxe algum alívio para o caixa dos bares e restaurantes, mas revelou que o dinheiro anda curto no bolso dos consumidores. Consulta aos empresários nas principais capitais do país apontou um crescimento de 5% a 10% no faturamento em relação à mesma data no ano passado. Em relação a um domingo comum, o aumento ficou entre 30% e 50%.
“Os estabelecimentos receberam um público maior na comparação com um final de semana normal e até registraram melhora em relação ao ano passado. Apesar do desempenho positivo, os empresários tinham a expectativa de um salto maior por ser uma das grandes datas do ano para o ramo de gastronomia”, explica João Melo, presidente da Abrasel no RS.
Pesquisa recente da Abrasel mostrou que mais de um quarto dos estabelecimentos ainda trabalha com prejuízo, muito em função de dívidas acumuladas e dificuldades em repassar a inflação para os preços. Maio, com o Dia das Mães, e junho, com o Dia dos Namorados, são datas que tradicionalmente trazem incremento de vendas.
” É sempre positivo que o setor alcance melhores resultados com essas datas que, normalmente, são as mais rentáveis para bares e restaurantes. Em breve, teremos o Dia dos Namorados caindo numa segunda-feira e a perspectiva é que a celebração estenda o bom resultado do fim de semana”, projeta João Melo.