Senado aprova gaúcho para diretor-geral da Abin

Luiz Fernando Corrêa também já esteve na direção da Polícia Federal

Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, a indicação de Luiz Fernando Corrêa para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Natural de Santa Maria, Corrêa é delegado aposentado e atuou como diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011. Ele vai ter o papel estratégico de levantar informações para subsidiar decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no enfrentamento a eventuais ameaças à soberania nacional, à Constituição e ao estado democrático de direito.

Foram 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções. A indicação de Corrêa já havia sido aprovada em sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 4 de maio. A Abin é um órgão da Presidência da República vinculado à Casa Civil. A agência fornece ao Poder Executivo informações e análises relativas à segurança do Estado e da sociedade.

Cabe à Abin analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.

O novo diretor-geral nasceu em 1958 e formou-se em Direito em 1986 pela Universidade do Rio Grande. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.