Pesquisa revela que 52% dos consumidores têm três ou mais cartões de crédito

Levantamento da Serasa traça o perfil dos usuários de cartão de crédito

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um total de 36% dos consumidores se descreve como Consumidor Consciente e utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias. Os dados constam da pesquisa Perfil de Crédito do Brasileiro feita pela Serasa. Foram ouvidas 3.097 pessoas da base Serasa entre os dias 2 de abril e 2 de maio, o levantamento identificou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito – e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites.

“Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, interpreta Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito.

Conforme o levantamento, 52% dos entrevistados têm três ou mais cartões de crédito, sendo que a maioria dos usuários se define como “Consumidor Consciente”, utilizando os cartões para organizar as contas do dia a dia. Para 61% dos consumidores, o cartão é usado principalmente para compras parceladas, enquanto consumos considerados essenciais, como supermercados e combustível, respondem por 37% do uso. 

Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras no supermercado, lojas de varejo e combustível. Por sua vez, o uso como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.

PAGAMENTO DE CONTAS

Pelo levantamento, 19% se consideram como Gestores Básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás. “Hoje, temos uma diversidade de opções, que oferecem serviços para atender cada necessidade do consumidor”, explica Amanda.

“Em geral, os brasileiros buscam por oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal e priorizam benefícios centrais para essa organização, como zero anuidade, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito”, comenta

Ao mesmo tempo, Amanda ainda reforça a importância de colocar em prática essa preocupação com o controle das contas e atrelar o uso do cartão com consciência. “A pesquisa demonstra que os consumidores estão antenados às funcionalidades do cartão como um aliado na hora de tirar planos do papel e de auxiliar na melhoria da saúde financeira. Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”.