Consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023 deve ser liberada no dia 24

Até o momento, quase 40% das declarações esperadas ainda não foram entregues

Foto: Edu Garcia/R7

A Receita Federal deverá liberar, no próximo dia 24 de maio, a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, como é uma prática da autoridade monetária. Entretanto, ainda não há indicativo do número de contribuintes que vão receber o pagamento, programado para o dia 31 de maio, mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar a declaração deste ano. Até o momento, 40% das declarações esperadas ainda não foram entregues, sendo que o fisco espera receber 39,5 milhões de documentos.

Neste primeiro lote vão receber os contribuintes com prioridade legal, aqueles idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois, as restituições vão ser pagas de acordo com as regras previstas pela Receita Federal.

Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix – desde que o mesmo seja o CPF – até 10 de maio também vai ter prioridade. Depois, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina.

Para consultar quando vai receber a restituição do imposto de renda, o contribuinte deve acessar o  site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”.