Startup Loft escolhe Porto Alegre para lançar ferramenta de precificação de imóveis

Calculadora aumenta em até quatro vezes as chances de receberem ofertas

Crédito: Divulgação

A startup Loft, de compra e venda de imóveis, escolheu a capital gaúcha para lançar mais um produto para imobiliárias. A empresa criou uma ferramenta que ajuda a encontrar o preço de venda ideal para os imóveis, aumentando em até quatro vezes as chances de receberem ofertas. Batizado de Calculadora de Preços Loft, o produto determina, a partir da análise de dados de anúncios e de transações de compra e venda de imóveis, uma sugestão de preço alinhada ao mercado, o que aumenta as chances de fechar negócio.

Além do preço recomendado para venda, a Calculadora também informa, para o corretor e para o proprietário, as informações em que essa recomendação se baseia – como foi a venda recente de imóveis semelhantes e como estão os anúncios na região. O modelo de aprendizado de máquina (machine learning) que sustenta a calculadora foi treinado com mais de 10 milhões de anúncios e 5 mil transações. O índice de acerto é compatível com os melhores modelos de precificação dos EUA, como da Zillow.

CALCULADORA

A falta de informações públicas sobre os preços reais dos imóveis no Brasil é um dos principais fatores que levam a venda de casas e apartamentos se arrastarem por cerca de 16 meses em média no país, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. Nos Estados Unidos, por exemplo, leva-se menos de três meses para fechar negócio, em média.

“A imobiliária e seu corretor terão mais argumentos para auxiliar a pessoa que anuncia a formar seu preço, que em geral é definido por fatores muito imprecisos, como conversa com amigos ou com o porteiro”, afirma Talles Dantas, vice-presidente de Estratégia da Loft.

A calculadora já foi utilizada de forma experimental pela imobiliária Foxter, de Porto Alegre. Apenas no primeiro mês da campanha, ela conseguiu que em 38% dos imóveis considerados sobre-precificados os vendedores baixassem o preço pedido (em média, em 10%). A estimativa é que tenha havido oito vendas adicionais com o uso da calculadora.

Passada a etapa do piloto, a Foxter está analisando seu portfólio para dar mais destaque aos imóveis com os preços ajustados. E também vai distribuir para seus consultores (corretores) os materiais explicativos da precificação dos imóveis.

“O nosso consultor vai ter uma ferramenta muito mais poderosa para mostrar para o vendedor o preço que o mercado realmente está absorvendo”, afirmou Fernando Erhart, sócio-diretor da Foxter. A calculadora poderá ser utilizada por imobiliárias que usam o programa de gestão da empresa Vista, que faz parte do Grupo Loft.