Relatório lança estudo inédito sobre multipropriedade no mercado nacional

Cinco estados apresentam uma concentração significativa de empreendimentos

Imóveis em SP. Foto: Dalia Bastos / USP Imagens / CP

Os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Goiás são os estados que lideram o setor de multipropriedade no mercado nacional. O resultado faz parte do relatório Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil – Edição 2023, desenvolvido pela Caio Calfat Real Estate Consulting. O documento será apresentado durante o ADIT Share, na Costa do Sauípe (BA), nesta terça-feira, 16, revelando os principais mercados e indicadores do setor.

De acordo com o estudo, esses cinco estados apresentam uma concentração significativa de empreendimentos, demonstrando um interesse crescente dos investidores e turistas na indústria da propriedade compartilhada. A pesquisa abrangeu uma análise do mercado imobiliário e turístico nacional, levando em consideração fatores como demanda, infraestrutura, localização e potencial de crescimento.

EMPREENDIMENTOS

Para efeitos de comparação, em 2019, antes da pandemia, essa indústria estava presente em 16 estados e 45 cidades. Os dados a serem apresentados na próxima semana mostram que houve uma ampliação para 19 estados e quase o dobro de cidades, passando de 45 para 81. No total, são 180 empreendimentos no país, com a região Sul representando 30% (54). Deste total, 32 empreendimentos estão a venda e somam 6.525 unidades habitacionais.

No Rio Grande do Sul existem 18 empreendimentos disponíveis para venda (sete prontos, nove em construção e dois em fase de lançamento). Juntos, eles somam um total de 3.919 unidades habitacionais distribuídas nas cidades de Bento Gonçalves, Gramado, Canela e Garibaldi, além de um VGV (Valor Geral de Venda) potencial de mais de R$ 9,2 bilhões. Esses indicadores tornam o Rio Grande do Sul o estado brasileiro com o maior volume de empreendimentos, mais do que o dobro que os vizinhos de região – Paraná e Santa Catarina, cada um com sete.