Uma reunião entre o governo do Estado e a empresa Shein ocorreu, nesta segunda-feira, com a intermediação da deputada federal Any Ortiz (Cidadania-RS). A plataforma de e-commerce que vende produtos internacionais no Brasil busca aproximação com o Rio Grande do Sul e parcerias com a indústria gaúcha. O encontro contou com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e com Tatiane Ribeiro, integrante da equipe de Relações Governamentais da Shein.
A iniciativa pode favorecer quem trabalha com roupas, sapatos e acessórios femininos, especialidade da empresa originária da China. A ideia dos representantes da Shein não é instalar uma indústria, mas trabalhar com profissionais do RS. “Temos o setor calçadista, bastante forte, mas também temos malharias, moda íntima e o jeans, no Norte do Estado há indústrias que também podem representar bom espaço e podem ter a Shein como fornecedora”, observou a deputada.
A Shein, que atua em mais de 150 países, apresentou números e disse ser o segundo aplicativo de compras mais baixado, conforme dados de 2022, além de ter 600 milhões de usuários registrados e 300 milhões de seguidores nas redes sociais pelo mundo.
O secretário Ernani Polo também avaliou o encontro inicial como positivo. “A empresa apresentou seus objetivos, que não incluem instalar indústria aqui, mas, sim, aproveitar as nossas fábricas gaúchas”, ressaltou o secretário.
As próximas reuniões, ainda sem data confirmada, serão mais técnicas, debatendo de que forma essas parcerias poderão acontecer no Rio Grande do Sul.