Na sétima edição, o Noite dos Museus volta a abrir diferentes instituições culturais de Porto Alegre para visitação gratuita e em horário inusitado. No sábado, 20, das 19h à meia-noite, vai ser possível conferir o acervo e as exposições de 16 espaços participantes, além de uma série de shows, performances e atividades que unem artes visuais, música, dança, teatro, cinema e literatura, realizadas no interior dos museus e em dois palcos no centro da capital, montados na Praça da Alfândega e na Av. Sepúlveda.
Entre os locais que receberão o projeto, três novidades: o Theatro São Pedro, o Centro Cultural da Ufrgs e a Fundação Ecarta. Também estarão abertos outros 13 locais que já fizeram parte de edições anteriores do evento: o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Ufrgs, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da Ufrgs.
Além das exposições em cartaz nos museus, o público vai poder conferir a inauguração de uma fotogaleria em homenagem a Porto Alegre, que deve permanecer em exposição nos Jardins do Dmae. A mostra, concebida coletivamente através de um edital público lançado pelo Noite dos Museus, conta com 30 trabalhos de fotógrafos locais que registraram as pessoas e as paisagens urbanas da capital.
Para facilitar o acesso do público, que muitas vezes aguarda por um longo período nas filas sem a garantia de acesso às instituições culturais, a organização do evento vai fazer agendamentos prévios de visitação, com opções de visitas livres e de visitas guiadas com interpretação de Libras. Para agendar um horário, basta fazer a inscrição, sem custo, a partir das 18h desta quarta-feira, dia 17 de maio, pela plataforma Sympla (exceto para acessar o Palácio Piratini, que conta com um controle próprio de sistema de ingresso).
O evento vai ter, ainda, reforço na segurança. Além da presença dos efetivos da Brigada Militar e da Guarda Municipal, equipes privadas estarão em todos os 16 espaços participantes e também no entorno dos palcos no centro da cidade. Para garantir a limpeza dos locais, há empresas especializadas contratadas e a participação de agentes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).