Grupo de trabalho do PT trata das eleições de 2024

Partido busca aproximação com outras siglas

Foto: Paulo Garcia / Agência ALRS

Deputados, vereadores e a executiva municipal do PT de Porto Alegre se reúnem novamente, na próxima segunda-feira, para tratar das eleições de 2024 e definir as dinâmicas do grupo de trabalho que deve abordar o tema. O objetivo é ampliar as conversas com os partidos da federação, PCdoB e PV, além de outros do mesmo espectro político, como PSol (federado com a Rede Sustentabilidade), a fim de criar um “campo democrático de esquerda” e apresentar uma chapa com nomes que tenham “voto, história e conheçam a cidade”, afirmou a deputada estadual Sofia Cavedon, que integra o grupo de trabalho.

Apesar de ser cedo para definir nomes, o PT deve apresentar possíveis candidatos, entre eles a própria Sofia. O ex-deputado que hoje preside a Conab e disputou o governo do Estado em 2022, Edegar Pretto, não é descartado. A ideia é evitar que ocorra a realização de prévias, buscando soluções mais “consensuais” e que possam, preferencialmente, “incluir a população”. Segundo Sofia, mesmo apresentando nomes para encabeçar a chapa, o partido não exige o posto, contanto que esteja na majoritária.

Além do grupo de trabalho, reuniões paralelas entre vereadores, deputados federais e estaduais, já vêm ocorrendo para tratar do pleito. Entretanto, vai ser a partir do fim de outubro, com as definições da diretoria municipal, que os debates devem ser intensificados em Porto Alegre.